Linguagem Corporal: Estados Unidos Realiza Estudo da LC de Vladmir Putin
Eduardo Vaz (92 artigos)
Compartilhar

Linguagem Corporal: Estados Unidos Realiza Estudo da LC de Vladmir Putin

Conforme notícia veiculada nos grandes sites de notícia no dia 8 de março de 2014, como por exemplo no Último Segundo – IG e outros, o governo americano gasta anualmente desde 2009 a verba abaixo apontada em vermelho para estudar o comportamento – a linguagem corporal – de líderes políticos.
Barack Hussein Obama II é um advogado e político dos Estados Unidos, o 44º e atual presidente do país, sendo o primeiro afro-americano a ocupar o cargo.
Vladmir Putin – Presidente da Rússia e Ex-Agente do KGB no departamento exterior e chefe dos serviços secretos soviético e russo, KGB e FSB. 

 
[epico_capture_sc id=”4451″]

LEITURA SINTETIZADA DA
LC NO INÍCIO DO CAFÉ
DE OBAMA E PUTIN

Barack Obama e Vladmir Putin – Tomando Café 
LC Social do Poder, Status e Dominação. 
 
 
1. No vídeo acima encontramos todos os gestos do Grupo Social da Linguagem Corporal de Dominação, Poder e Status.
 
2. As imagens não mentem. Putin já chega com ombros duros demonstrando elegância, pensamento rápido e status quando anda – provavelmente dá uma pista verbal falsa e retira a atenção do Obama

3. Putin vai para o lado que Obama não o esperava – o da direita – quebrando o padrão do Obama. Este quando toma conta do que Putin fez age como líder – rápido e seguro – aponta para onde deveriam sentar. 


4. Putin toma a decisão, como anfitrião também aponta onde iriam sentar e vai para o lugar central, demonstrando perceber rapidamente como estavam posicionadas as cadeiras no espaço onde iriam se acomodar.
 
5. Obama deixa Putin sentar primeiro, uma resposta também de poder ao Putin, assim quebrando a impressão da linguagem corporal social de status e liderança declarada.
 
6. Putin, ao olhar o Obama se ajeitando para sentar, arruma-se na postura e tenta iniciar a conversa, em seguida se acomoda com o braço direito na poltrona, com as pernas abertas e demonstrando uma linguagem corporal  alfa na conversa.

7. Obama seguro das palavras e piadas, postura ereta, aponta com os dedos e senta em frente ao Putin. Por um momento consegui imaginar Obama “falando com seu filho” – ajeitando a barra das calças e os sapatos, também regulando o tom de voz e com olhar de quem vai dar alguma lição.
 
8. Putin percebendo que Obama está tentando passar tal sinal no canal não-verbal de poder, concentra-se então em comer o quitute que estava ali e passa a focar sua atenção somente nisso.

9. Obama percebe o “deboche” e descontrai seguro de si olhando para os demais ali presentes para não demonstrar na linguagem corporal e verbal de estar falando sozinho. 
[epico_capture_sc id=”4451″]


POR QUE DECIFRAR A
LINGUAGEM CORPORAL?


Será que os Estados Unidos da América iria gastar dinheiro se não fosse realmente importante a Linguagem Corporal dos líderes políticos?
 
Um dos líderes que estava nessa lista de líderes foi Vladmir Putin, este qual acima fizemos a “leitura” sintetizada da linguagem corporal.
Pentagon press secretary Navy Rear Adm. John Kirby speaks during a briefing at the Pentagon, Tuesday, Sept. 2, 2014. The Pentagon says the leader of the Somalia-based al-Shabab extremist group was the target of U.S. military airstrikes that struck an encampment and a vehicle Monday night. Kirby said the results of the strike are being assessed and he can't confirm if Somali Ahmed Abdi Godane, the rebel leader, was hit.  He says the strike against Godane was conducted by special operations forces with manned and unmanned aircraft firing hellfire missiles and precision-guided munitions.  (AP Photo/Susan Walsh)

John Kirby – Porta-Voz do Pentágono

Conforme o major porta-voz do pentágono John Kirby, tal estudo não foi em virtude da recente crise na Ucrânia. Putin já tinha sido estudado anteriormente em 2008, junto com o então presidente Dymitri Medvedev, e novamente em 2012. 
 
Kirby na coletiva informou que não viu os relatórios, mas que certamente está em mãos da Office Net Assessments, e como muitos outros estudos não circulam para uma quantidade de pessoas.
 
A autoridade de dentro do Departamento de Estado dos EUA diz que cerca de 40 relatórios foram feitos sobre diferentes líderes, e ainda afirma: 

É um programa de pesquisas que examina os movimentos corporais e a linguagem de vários líderes mundiais, para determinar e entender melhor seu processo de tomada de decisão.

A líder das pesquisas é Brenda Connors. Esta que publicou um artigo sobre a linguagem corporal numa revista.

Tal publicação foi liberada pelo Pentágono, dado afirmado pelas autoridades na coletiva.
 
A publicação da pesquisadora afirma: “a linguagem corporal é tão única como a impressão digital de uma pessoa”. Conforme notícia veiculada no IG, a líder da pesquisa dizia o seguinte:

A falta de habilidade de Putin para integrar os movimentos causa obstáculos para seu complexo exercício do poder.

 Suas demonstrações de judô mostram uma pessoa tentando avançar, mas seus padrões de movimento indicam atraso. Alguém pode comparar isso ao desejo de levar a Rússia adiante, mas ainda presa ao passado soviético.

Conforme Kirby, o Secretário de Defesa, Chuck Hagel, não leu os relatórios da pesquisadora “ainda”.

Bem é isso! 


Onde estiver uma notícia de linguagem corporal nós estaremos lá!


Até já…
Eduardo-Vaz3
Eduardo Vaz

Eduardo Vaz

Bacharel em Direito, Conciliador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Hipnólogo formado por Olimar Tesser, Practitioner de Hipnose, Estudioso da Área Linguagem Corporal, Microexpressões Faciais, Leitura Fria, Mentalismo, Vidência, Membro da IFGE (The International Foundation for Gender Education), Empreendedor Digital na Área de Marketing Digital e Relações Humanas, Administrador e Colaborador do Site Body Language Brazil.