8 Dicas para Leitura Fria de Linguagem Corporal
Eduardo Vaz (92 artigos)
Compartilhar

8 Dicas para Leitura Fria de Linguagem Corporal

 ­
Hoje vamos tratar mais de observação: Leitura Fria de Linguagem Corporal.

A Leitura Fria é a arte de extrair o máximo do mínimo de qualquer pessoa.

Eu realmente sou fascinado por Leitura Fria e resolvi criar algo para ajudar a todo mundo que assim como eu curte aprender técnicas especiais para poder implementar e aumentar o próprio poder pessoal. Por esse motivo, inclusive, entrei nesse projeto que reúne técnicas de observação, efeitos psicológicos – resolvi escrever 101 Frases de Leitura Fria Que Vão Lhe Tornar Um Vidente (clique aqui para conhecer) – lembre-se que a teatralidade pode adicionar uma pimenta a mais, use de maneira ética e responsável ao incluir algo sobrenatural e divino à experiência da utilização das frases.

Mas hoje vamos tentar esquecer um pouco das frases e focar mais da parte da observação da linguagem corporal para termos umas sacadas de leitura fria.

A pergunta a seguir lhe fará entender o poder da dica de hoje: Você quer ter uma forma prática para extrair o máximo do mínimo ao ler as características fisiológicas e comportamentais de alguém?

Se disse sim, então quando tiver tempo livre pegue um fone de ouvido, coloque uma música que não tira sua concentração, e sente na praça de alimentação de um shopping, esqueça as palavras por um tempo, esqueça as frases de leitura fria por um tempo, e se concentre o máximo possível em detalhes visuais…

 ­

Edu, MAS POR QUE UM SHOPPING?

No shopping as pessoas não estão relaxadas, com os pensamentos para dentro, elas tem que estar no seu “melhor”, quando uma pessoa está exposta a um ambiente social ela TENDE a ser teatral, e a maioria está vestida como pensa que é o ideal para ela, pode-se chamar também de máscaras sociais. Pode ter a mais absoluta certeza que o comportamento não verbal está “gritando” no shopping… observem por si só. 

 ­

Dicas para Extrair  o Máximo do Mínimo da
Linguagem Corporal Com Leitura Fria

 ­

[DICA 1] LEITURA FRIA – LINGUAGEM CORPORAL

­

Observe a postura, talvez ele seja meio corcunda ou tenha postura ereta…

  • Como é a respiração?
  • Qual é a velocidade que caminha ou come?
  • Gesticula muito ao falar?
  • Tem o peito estufado?
  • Como são os olhares? 
  • Entre outras inúmeras opções…

 

[DICA 2] LEITURA FRIA – LINGUAGEM CORPORAL

­

Observe as aparências ou assessórios pelo corpo da pessoa.

  • Como são os tênis? ( sujos? desgastados? novos?)
  • Como usa as meias?
  • Qual a marca?
  • Usa anéis ou algum acessório?
  • Como são as tatuagens?
  • Cabelo?
  • Quanto de maquiagem?
  • Alguma cicatriz?
  • Que estilo de roupa está usando?
  • Como essa pessoa deve se vestir em casa?

 

[DICA 3 ] LEITURA FRIA – LINGUAGEM CORPORAL

­

Observe as expressões faciais, com o tempo você pega um padrão por si só…

  • Encontre 5 expressões faciais de felicidade;
  • Encontre 5 expressões faciais de surpresa;
  • Encontre 5 expressões faciais de tristeza;
  • Encontre 5 expressões faciais de raiva;
  • Encontre 5 expressões faciais de desgosto;
  • Encontre 5 expressões faciais de nojo;
  • Encontre 5 expressões faciais de desprezo;
  • Encontre 5 expressões faciais neutras.

Com o tempo você vai se familiarizar muito rápido com um movimento facial e poderá começar a captar sinais contraditórios, ou seja, a pessoa reage no campo verbal com felicidade, mas no campo gestual com certo desprezo ou tristeza.

 ­

[DICA 4] LEITURA FRIA – LINGUAGEM CORPORAL

­

Domingo são dias legais de ir…

Nos dias de domingos as pessoas não estão com um constrição de tempo muito grande, ou então não estão sob pressão de trabalho. Além disso há várias “tribos” num shopping, isso pode ajudar você a ter diversos parâmetros.

Uma brincadeira muito legal de se fazer é imaginar o que determinada pessoa está falando para outra, depois chegar um pouco mais perto e escutar a conversa de relance.

O ideal é ser discreto!

[DICA 5] LEITURA FRIA – LINGUAGEM CORPORAL

­

Não pareça um louco enquanto faz isso, seja sutil.

Não saia parando as pessoas para perguntar o que elas estão pensando ou o que estão fazendo. Isso pode soar mal e acabar com a intensão positiva para você. Mantenha a dúvida inicialmente, porque quanto mais você vai observando pessoas, mais você vai começando a entender que existem expressões, frases e gestos que ativam determinados comportamentos de acordo com as crenças e o contexto em que se está inserido. 

Na maioria das vezes, as pessoas se apoiam em padrões de reação a determinado gesto. Daí então surge a possibilidade de você determinar se uma pessoa é mais INTROVERTIDA ou EXTROVERTIDA. Eu falo mais sobre isso aqui

[DICA 6]  LEITURA FRIA – LINGUAGEM CORPORAL

­

Observe também as pupilas. Procure pessoas de olho claro para isso, no começo é mais fácil. Pelas pupilas você vai poder perceber se a pessoa está se sentindo confortável e gostando do que está experimentando no shopping, isto quanto mais aberta as pupilas estiverem.

Caso contrário, se as pupilas estiverem mais fechadas, talvez a pessoa esteja insegura ou não gostando do que está experimentando em tal situação.

No começo pode ser um pouco lento o processo de observação, mas vai treinando bater o olho e observar. Haja com destreza, rapidez, para não levantar suspeitas.

[DICA 7]  LEITURA FRIA – LINGUAGEM CORPORAL

­

Crie perguntas pra cada observação pra fazer num “dialogo interno”, não somente uma pergunta binária de sim ou não. É bom também confrontar ou interpretar uma resposta que obteve com a outra, fazendo um jogo de premissas e suposição.

Premissa 1 (+ ou -) Premissa 2 = Pressuposição

Premissa 1 = O tênis está sujo… 

Premissa 2 = As calças estão limpas…

Premissa 1 – Premissa 2 = Pressuposição

Pressuposição = O tênis está sujo, mas as calças estão limpas. Logo a pessoa pode ter frequentado algum parque antes de estar aqui, ou então algum lugar propício para este tipo de sujeira (barro). Talvez ainda ele seja uma pessoa que não se importa muito com a imagem externa e focaliza mais para seu mundo interior.

Outro Exemplo:

Premissa 1 = Celular no bolso;

Premissa 2 = Chaves nos bolsos;

Premissa 1 + Premissa 2 = Pressuposição

Pressuposição: Ele guarda o celular no bolso junto com as chaves. Logo o celular deve possuir riscos, isso demonstra que ele não tem zelo por coisas que estejam em seu poder durante um grande espaço de tempo.

Se quiser mais sobre deduções lógicas, recomendo que você leia as duas publicações do Professor Luiz Carlos explicando os DOIS Sherlock Tests que você pode fazer. O primeiro se chama Leitura Fria do Comportamento, e o outro Leitura Fria de 59 Segundos (Rápida).

[DICA 8] LEITURA FRIA – LINGUAGEM CORPORAL

­

Seu cérebro automaticamente percebe padrões “você não sabe que sabe” e com a prática você pega a maestria do padrão conscientemente.

Um exemplo é adivinhar o que a pessoa vai fazer. Para na praça de alimentação e ficar observando como a pessoa é sugestionada a pegar o dinheiro, ou então quando vai escolher o pedido. 

Ou talvez parar na frente do shopping e ficar observando qual vai ser o próximo movimento de uma pessoa entediada esperando alguém que está indo buscar. 

Isso com o tempo vai ficando mais calibrado e você vai poder utilizar isso rapidamente em uma conversa, podendo direcionar ela para os pontos que quiser.

 ­

[epico_capture_sc id=”3712″]

Claro que esse é só um jeito de praticar, existem inúmeros, mas acredito que esse é bem legal pra quem quiser usar, praticar isoladamente observações não-verbais, e depois separadamente observações linguísticas, tente ao máximo não tirar conclusões sem sentido. Use a lógica o máximo possível.

Observação: para quem quiser ficar o melhor possível, treine com respeito aos outros e a si mesmo, evite se enganar, guarde suas observações pra você!! 

Caso sinta interesse em aprofundar seu conhecimento e ter um manual prático e ilustrado à sua disposição chamado: “101 Frases de Leitura Fria Que Vão Lhe Tornar Um Vidente” (clique aqui para conhecer), isto para quando quiser frases de Leitura Fria extremamente poderosas. Esse é um livro que elaborei para ajudar e ensinar todas as pessoas que se interessam pelo tema terem à sua disposição diversas frases de Leitura Fria com efeito Barnum e Forer!

No mais, um grande abraço…

 Confira Muito Mais Sobre Leitura Fria!

[wpajax]

Eduardo Vaz

Eduardo Vaz

Bacharel em Direito, Conciliador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Hipnólogo formado por Olimar Tesser, Practitioner de Hipnose, Estudioso da Área Linguagem Corporal, Microexpressões Faciais, Leitura Fria, Mentalismo, Vidência, Membro da IFGE (The International Foundation for Gender Education), Empreendedor Digital na Área de Marketing Digital e Relações Humanas, Administrador e Colaborador do Site Body Language Brazil.

Comente

Gostou? Deixe Um Comentário! Você pode ser o primeiro a comentar nesse post!

Deixe seu comentário

Seus dados estão seguros! Seu e-mail não aparecerá publicamente. Em hipótese nenhuma compartilharemos ele com terceiros. Preencha os campos marcados com *