Leitura Fria: Definição, Técnicas e Exemplos
Luiz Carlos (20 artigos)
Compartilhar

Leitura Fria: Definição, Técnicas e Exemplos

VOCÊ TAMBÉM ADORA
LEITURA FRIA?

­

­

Nós fazemos escolhas diferentes ao longo da vida e isso é um fato. Todavia, em 1976, a psicóloga, autora e jornalista Gail Sheehy usou uma série de estudos de caso para documentar o que chamamos de “ritos de passagem”, ou seja, transições e crises pelas quais todos nós passamos durante fases específicas das nossas vidas.

Uma mina de ouro para os falsos “médiuns” e “videntes”.

Inclusive, inspirado no curso Arquivos Secretos de Leitura Fria que elaborei e fez muito sucesso, este que integra o Como Ser Um Verdadeiro Mentalista, de minha autoria e do Edu Vaz, o Edu criou um conteúdo todo sobre 101 Frases de Leitura Fria Que Vão Lhe Tornar Um Vidente. Como o próprio nome diz, são mais de 100 frases com efeito Barnum, ordenadas e ilustradas em um guia para você poder consultar quando e onde quiser. Se você se interessa pelo tema, aproveite, porque esse conteúdo é exclusivo e único no mundo. Clique aqui para conhecer um pouco mais…

Hoje o que quero passar é que através do entendimento dessas etapas da vida (Life Stages), que deu origem ao documentário de Gail Sheehy, sendo que Mentalistas de toda parte passaram a fazer “Leituras Psíquicas” com exorbitantes taxas de acerto.

Mas antes da gente falar sobre Life Stages, vamos fazer uma definição básica sobre Leitura Fria, para a gente poder entender exatamente o que estamos fazendo ao aplicar essa técnica que iremos apresentar hoje.

Não há um livro ou uma teoria científica comprovada e reconhecida que aborde o tema Leitura Fria. Já houveram estudos sobre o tema, mas nada capaz de definir de forma 100% científica o real efeito para então fazer algo preciso.­

 ­

DEFINIÇÃO DE LEITURA FRIA

­

Vamos lá, Leitura Fria pode se definir assim:

Leitura Fria (Cold Reading) é uma técnica utilizada para extrair o máximo do mínimo de qualquer pessoa. Por meio das palavras que uma pessoa pode ler aspectos da vida de outra e assim impressionar, conquistar e até mesmo ganhar a confiança muito rapidamente. Uma técnica para estabelecer rapport instantâneo.

A Leitura Fria é uma das ferramentas mais eficazes e certeiras para aprender a estabelecer rapport. O rapport, como diria Anthony Robbins:

(…) é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida (…).

Sendo assim, imagine se você pudesse em poucas frases entrar no mapa de mundo do outro? E se pudesse criar uma conexão, um laço em comum, fazendo a pessoa sentir que você a entender por ser quem ela é?

Para você entender melhor o que é Leitura Fria, convido você a assistir um documentário exibido no Fantástico há algum tempo atrás, em que Mentalistas treinaram um ator daquela emissora a fim de aplicar técnicas de Leitura Fria para demonstrar como é possível fazer uma pessoa acreditar que alguém, mesmo sem conhecer, pode saber muito sobre sua vida, gostos e tudo mais. Confira a reportagem nessa nossa publicação: Operação Bola de Cristal.

Agora sim, vez que já definimos o que seria a Leitura Fria, que tal falarmos sobre uma técnica muito eficaz e prática para aplicar com grandes taxas de sucesso?

 ­

TÉCNICAS E EXEMPLOS

Leitura Fria Baseada Nas
Fases da Vida (Life Stages)

 ­

– Leitura Fria Para pessoas entre 30 e 40 anos

Aqui está um exemplo tirado da minha própria Leitura:

Se você for honesto consigo mesmo agora, muitas vezes você tem curiosidade em saber o que aconteceu com aqueles sonhos que você tinha quando era mais jovem; os planos que fez, as ambições que sustentava e aquela vontade de ir em frente para realizar o quanto antes… Eu tenho a suspeita de que, lá no fundo, há uma parte de você que quer reciclar tudo isso, sair da rotina e começar de novo, mas desta vez fazendo as coisas à sua maneira.

Leitura Fria

Agora, vamos analisar outro exemplo que chamaremos de “O Talento Frustrado” que serve tanto para jovens como adultos.

­

 ­ ­

– Leitura Fria Para Jovens e Adultos entre 18 e 29 anos

O que vejo aqui é que você, muitas das vezes, tem uma sensação de frustração porque suas ideias, talentos e habilidades não recebem o devido reconhecimento, não são valorizadas como deveriam. Em mais de uma ocasião, você teve que lutar para que as pessoas deixassem você mostrar o que realmente pode fazer. Você é maduro o suficiente para reconhecer que tem muito a aprender e está disposto a se permitir adquirir novas experiências, mas mesmo assim você encontra pessoas incapazes de perceber e apreciar as suas contribuições.

Leitura Fria

O mais interessante é que você vai parecer um médium ou vidente quando usar essa técnica, acredite… É claro que essa não é a única, nem a melhor maneira de se fazer Leitura Fria.

  ­ ­

Confira Mais Sobre Leitura Fria!

  ­
 ­ ­

LEITURA FRIA BASEADA
EM FATOS TRIVIAIS

­

Aqui no Body Language Brazil também tem uma outra publicação em que o Eduardo Vaz detalhou de forma bacana outra técnica que eu também ensino para meus alunos, se você quiser dar uma olha nesta outra técnica que falei de Cold Reading é só acessar: [10 Fatos Triviais Para Leitura Fria Explicados e Comentados].

Nessa publicação sobre Fatos Triviais para Leitura Fria, o Edu explica e comenta como podemos utilizar fatos triviais e inerentes a todos para ter um bom resultado lendo uma pessoa. Lá você também vai poder ver os exemplos perfeitos que poderá, inclusive, aplicar hoje ainda!

 ­

­

 CONCLUSÃO SOBRE
LEITURA FRIA

­

Bem, se você leu até aqui esse artigo tenho certeza que você deve gostar do tema e pode até estar com vontade de aprender técnicas especiais, raras de serem encontradas na internet, principalmente em Português.

A boa notícia é que eu listei abaixo publicações aqui do Body Language Brazil em que você poderá encontrar mais sobre a técnica de Leitura Fria e também agora tem exemplos práticos para começar a aplica hoje se quiser.

Outra boa notícia é que pensando na sua aprendizagem sobre o tema, e também por diversos alunos que eu já tenho insistirem para que eu ensine técnicas consistentes para criar rapport instantâneo, eu mesmo criei um material com as minhas técnicas favoritas e estou disponibilizando todas elas, bem explicadas e com exercícios diários, no curso Como Ser Um Mentalista. Ainda, se preferir algo de aplicação imediata, você pode conhecer o novo livro do Edu Vaz – 101 Frases de Leitura Fria (clique aqui para conhecer) – que realmente é um material que merece parabéns, tanto pela abordagem, praticidade como qualidade.

Ele explorou frases curtas, que realmente criam o efeito Barnum, assim como ilustrou com imagens de qualidade as 101 frases. Para conhecer mais sobre o que estou falando clique aqui

Espero que possa ter contribuído para seu aprendizado e, caso queira, venha participar de algum dos nossos cursos, tenho certeza que você sairá transformado e aplicará as técnicas diariamente!

Um Grande Abraço,

do seu amigo Luiz Junior.

 ­ ­

Confira Muito Mais Sobre Leitura Fria!

[wpajax]

  ­
Luiz Carlos

Luiz Carlos

Mentalist Trainer, Practitioner Internacional Em Programação Neurolinguística, Hipnólogo, Life Coach, Especialista Em Habilidade Social e Facilitador De Processos De Aprendizagem, Criatividade, Liderança e Vendas.

Comente

Gostou? Deixe Um Comentário! Você pode ser o primeiro a comentar nesse post!

Deixe seu comentário

Seus dados estão seguros! Seu e-mail não aparecerá publicamente. Em hipótese nenhuma compartilharemos ele com terceiros. Preencha os campos marcados com *