Mensagens Subliminares: Conceito, Aplicação e Proteção
Eduardo Vaz (92 artigos)
Compartilhar

Mensagens Subliminares: Conceito, Aplicação e Proteção

As mensagens subliminares estão por toda parte. Televisão, filmes, novelas, músicas, internet, impressos e etc. TODOS NÓS estamos expostos diariamente a uma quantidade massiva de mensagens subliminares. Mas como parar isso? Como dar um fim nesse controle mental que os mais diversos tipos de mídias exercem sobre nosso inconsciente?

Para aprender controlar a sua mente inconsciente e a livrar dessas técnicas diabólicas que nos causam alterações comportamentais subliminaramente, que inclusive vou explicar agora, você deve ler esse artigo até o final, pois vou falar sobre o Hipnoser… Você pode parar aqui, mas a opção de querer saber o nível de lavagem cerebral que você está sendo exposto todos os dias é sua… Se eu fosse você continuaria lendo…

Conceito de
Mensagem Subliminar

Mensagem Subliminar


Subliminar
é a fusão de duas palavras, sub = abaixo de e limen = limiar.

Segundo a psicologia, subliminar é qualquer estímulo produzido abaixo do limiar da consciência, ou seja, abaixo da capacidade de percepção consciente.

As mensagens subliminares entram pelas portas do subconsciente e não permitem ao receptor o direito de julgar o que é bom ou ruim para ele.

Os estímulos exibidos através de palavras, sons, imagens, essências aromáticas, disfarçadamente incluídas em locais insuspeitos e por fim influenciam o comportamento, atitudes, motivação, capacidade de aceitação e escolha de um produto. Uma vez que o indivíduo assimilou inconscientemente uma mensagem subliminar, esta fica latente em sua mente até que no momento certo ele é ativado.

Essa brecha do inconsciente pode ser utilizada para propagar o mal, vender mais, ou até mesmo melhorar a qualidade do nosso inconsciente, ajudando-o a estabelecer crenças e valores necessários para atingirmos um objetivo, uma meta, e tudo isto pode ser feito de forma muito fácil e prática através de um aplicativo chamado Hipnoser (clique aqui para conhecê-lo), este que eu vou falar tecnicamente como ele age daqui a pouco…

Hipnoser 3.0

[metaslider id=6490]

Experimentos Com As

Mensagens Subliminares

shutterstock_163965821


Há testes no campo do neuromarketing, nem tão novos, mas que podem exemplificar a utilização das mensagens subliminares com a intenção de vender determinada ideia, é o exemplo do caso que ocorreu em 1956, com Jim Vicary (James).

Jim Vicary instalou um taquiscoscópio, que projetava a frase “Drink Coke” com a velocidade de 1/3000 segundos, totalmente imperceptível ao consciente humano. Esta experiência provocou um aumento no período de exibição de 57,7% no consumo de Coca-Cola. Então um jornalista local denunciou o experimento de Vicary, alegando que o clima estava seco e a temperatura elevada e que sua experiência nada tinha de verdadeira.

 

shutterstock_160682723.0


Jim então fez um novo teste, só que desta vez, com a frase “Eat Popcorn” e comprova o aumento de 18,1% na venda de pipoca.

O experimento “vicarista” como ficou conhecido, consiste em projetar a imagem, frase, etc, sobre outra qualquer; ou simplesmente sobre uma parede branca ou papel.

 

Atuação das Mensagens Subliminares
na Mente Humana

shutterstock_210774202


O subconsciente não critica as informações que recebe, ao contrário da mente consciente, pois a primeira estimula as informações não pela sua racionalidade ao contrário da segunda, mas pela insistência com que são apresentadas; portanto mensagens que são vistas ocasionalmente, não influenciam. Mas se o indivíduo for submetido dia após dia a uma informação subliminar ele acreditará nela.

Os profissionais de marketing trabalham para associar significados importantes ao produto que se quer vender para criar uma atração do consumidor pelo produto. Estes significados não precisam ser necessariamente positivos, porque para cada tipo de produto, existe um tipo de consumidor.

Especialistas em marketing afirmam que o importante é analisar o perfil psicológico do consumidor alvo de seus anúncios, pois existem casos em que se descobre que o consumidor típico de um produto tem tendências auto-destrutivas. Exibindo então símbolos de decadência e morte dão melhores resultados do que exibir símbolos de vitalidade. 

Mas as mensagens subliminares podem ser utilizadas para benefício próprio, como a auto-hipnose, elas podem servir para melhorar atitudes, hábitos e aprendizado.

Ocorre que, apesar de conscientemente a pessoa saber que para ela é melhor mudar de atitude para que algo bom lhe realmente aconteça, no nível subconsciente pode existir alguma barreira irracional que bloqueia a tentativa de mudança e resiste à ela. Submetendo essa pessoa a mensagens subliminares que contrariam essa resistência pode-se obter o resultado desejado. O mesmo acontece em relação à motivação, conscientemente a pessoa sabe que se tomar determinada atitude vencerá obstáculos e atingirá seu objetivo, mas lhe falta motivação para tal. Então, você já pode perceber que o argumento racional não é a chave para fazer com que a pessoa aceite a ideia ou se auto-motive, pois a mente possui um mecanismo de fuga que impede que a pessoa admita o óbvio. É preciso então opor a esta força uma outra que se instale na mente da pessoa sem que o mecanismo de fuga perceba.

O poder das mensagens subliminares de invadir o inconsciente sem passar pelo nível consciente pode então dar resultado. Não passando pela consciência, as mensagens não disparam os mecanismos de fuga da mente e, expondo-se diariamente às mensagens subliminares que escrevam a verdade racional e positiva no subconsciente, a pessoa chegará ao ponto de aceitar aquilo que normalmente não aceitaria mesmo sendo óbvio.

Ultimamente um APLICATIVO BRASILEIRO, por incrível que pareça, chamado Hipnoser (clique aqui para ir ao site oficial), tem explorado eficazmente essa área. O Hipnoser tem mudado a vida de muitas pessoas que buscam alcançar objetivos pessoais e profissionais.

 

logo2black


O Hipnoser é de fácil utilização e possui um poder fantástico. Ao aderir o aplicativo, você ganha um usuário e senha para acessar a plataforma. Ao ter acesso da plataforma, você é guiado por 4 módulos para entender exatamente como funciona a Hipnose, Auto-Hipnose, a PNL, mensagens subliminares, além poder escolher categorias para poder elaborar uma carta de propósito, e assim amplificar mais ainda a eficácia das mensagens subliminares e realmente atingir seus resultados. Após escolher a categoria, o projeto que deseja iniciar, você fará sua carta de propósito e receberá um VÍDEO PERSONALIZADO com diversas mensagens subliminares de acordo com o projeto escolhido e os propósitos preenchidos.

No Aplicativo Hipnoser são ao todo 12 categorias em constante atualização, como: Projetos Básicos e Comuns, Sucesso Pessoal, Emagrecer, Dominando o Dinheiro, Crescimento Pessoal, Confiança Pessoal, Habilidades Sociais, Saúde e Bem Estar, Treinamento Mental, Mentalidade Para Sonhos, Controle Mental, Mais Criatividade, Empreendedorismo, Fitness, Tratando Fobias, Tratando Vícios, Habilidades Interpessoais, Sucesso Com As Mulheres, Sucesso Com Os Homens e Realce Sexual, sendo que cada categoria destas ainda conta com projetos de ressignificação específicos, conforme o exemplo abaixo de Treinamento Mental, que conta com 9 projetos específicos para escrever suas Declarações de Compromisso em seu projeto de ressignificação mental, enviando informações para seu inconsciente e desativando as barreiras psicológicas conscientes que te impedem de atingir o que deseja, tudo isto por meio do aplicativo Hipnoser (veja aqui o site oficial):

 

treinamento mental


Realmente o Hipnoser é um aplicativo fantástico, cujo investimento é ínfimo perto do poder da ferramenta, que utiliza de mensagens subliminares quais chegam diretamente o inconsciente, assim transformando e ressignificando crenças e valores, tudo isto de um jeito totalmente prático, que passa abaixo do nível consciente, sendo que o uso pode ser diário.

O criador do aplicativo se chama Murilo Buarque (se quiser conhecer mais sobre o Murilo e o Hipnoser clique aqui). O Murilo é Engenheiro Civil formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, sendo que após conhecer técnicas da Hipnose, PNL e de mensagens subliminares se apaixonou pelo tema, acabou aprofundando seu interese e estudou materiais e artigos internacionais, assim desenvolveu algo que existe somente para nós brasileiros: o Hipnoser. Show não é? 

Entretanto, o Hipnoser não está sempre aberto ao público. Ele passa por constantes melhorias e a cada relançamento é uma verdadeira batalha entre quem passa a conhecer para garantir o acesso. Isto, porque o aplicativo não pode ser sobrecarregado de usuários, visto que para cada Declaração de Propósito que fizer, um vídeo ESPECÍFICO e PERSONALIZADO para você será produzido e enviado para seu e-mail, exatamente com as mensagens que mais dizem a respeito sobre quem você é e o propósito que deseja. É algo único e o melhor: pode usar para vida inteiraAgora imagine se mais de 2 milhões de pessoas criassem simultaneamente vídeos personalizados, você já pode entender poque não está acessível a todo mundo, pois sobrecarregaria completamente os servidores do aplicativo, não é mesmo?

Mas tudo isso só é possível a partir das descobertas que fizeram sobre a sensibilidade do inconsciente, que é absurdamente maior que o consciente. Uma palavra dita de trás para frente ou escrita em meio a uma confusão de imagens pode ser percebida pelo subconsciente mesmo quando exibida em fração de segundos.

Carl Gustav Jung, psicanalista famoso, compara o fenômeno da mensagem subliminar ao do holofote. A visão central é o holofote, você está atento a informações centrais. Entretanto, fora do holofote também existem informações, estas que também são armazenadas.

 

shutterstock_76770868


Tudo bem Edu, entendi que as mensagens subliminares influenciam no nosso comporamento. Mas como funciona a mensagem subliminar VISUAL?

Eu respondo…

 

SUBLIMINAR VISUAL

dificuldade-para-enxergar-6


As mensagens são captadas pelos olhos, que fazem mais de 100 mil fixações conscientes por dia. Numa fração de segundos esta imagem é invertida pelo nervo óptico e enviada ao cérebro (hipotálamo) para ser processada. O núcleo desta área exerce controle das atividades mais importantes do organismo, como o sono, a temperatura do corpo, metabolismo da água, etc.

 

VISÃO PERIFÉRICA

shutterstock_131311583


Os olhos focam sempre o objeto principal das imagens, seja na TV, nos quadros, paisagens, etc. As células responsáveis são chamadas de cones, responsáveis por um ângulo de aproximadamente 20 graus de visão central, enquanto que a maior parte do nosso mundo visual está na área que chamamos de visão periférica realizada por células do tipo bastonetes. Geralmente são estas imagens que são captadas de modo subliminar, ou seja, são remetidas automaticamente ao nosso cérebro, a nossa mente, em nível inconsciente, involuntário, pois não são o foco da mensagem, apensar de ali haver uma mensagem.

Ok, mas pode dar caso prático de aplicação para que eu entenda?

SIM, CLARO!

No Brasil, em 1989, Zé Rodrix criou um jingle para a Chevrolet, a música foi estrategicamente formulada em 80 ciclos por minuto. Segundo Rodrix, este é o ritmo do coração de uma mãe no ato da amamentação, quando a pessoa ouvir o jingle vai associar a mesma sensação de quando era recém-nascido e sentirá segurança, conforto, tranqüilidade e prazer. Zé Rodrix tinha a intenção de associar essas sensações ao carro no comercial; ele afirma ainda que se baseou em pesquisas do grupo Pink Floyd que apontaram o ritmo de 80 ciclos como o de maior efeito subliminar em sua platéia.

 


Rodrix também redigiu o jingle da Caixa Econômica Federal, cujo slogan/jingle era a frase musicada “Vem pra Caixa você também! Vem!” que acompanhava um gesto de braço com a mão fechada convidando o telespectador a se unir aos atores do comercial.

 

 

Depois de um certo tempo, surge uma nova campanha, tendo o mesmo gesto no final, mas o jingle mudou um pouco, a voz pronuncia somente o “vem” que era utilizado antes, mas o fundo musical continua com as mesmas notas das palavras “Vem para Caixa você também!”, neste momento o gesto de braço continua o mesmo; portanto o gesto e a melodia completam a palavra que falta, conseqüentemente o público completaria mentalmente a palavra “Vem para Caixa você também!”.

 

 

Como se já não bastasse a lavagem cerebral, depois de um certo tempo, surge ainda uma nova campanha, tendo o mesmo gesto no final, mas o jingle mudou um pouco, “Vem pra Caixa você também!”, a voz não pronuncia absolutamente mais NADA, mas o fundo musical continua com as mesmas notas da palavra “Vem para Caixa você também! Vem!”, neste momento o gesto de braço continua o mesmo; portanto o gesto e a melodia completam TODAS as palavra que faltam, conseqüentemente o público completaria mentalmente a palavra “Vem para Caixa você também! Vem!” INCONSCIENTEMENTE – e pegou…

 

 

A esta técnica de auto-hipnose acompanhada de mensagens subliminares, pode-se dar o nome de propaganda subliminar sincronizada, na qual ela prepara a mente das pessoas para o resultado final objetivado, isto de forma inconsciente, como de fácil percepção a partir das explicações acima.

Ahhh, e não se espante após de ver todas essa propagandas de sair cantarolando por mentalmente a música: “Vem para a Caixa você também! Vem!”… hehehehe ;), porque é provavelmente isso que vai acontecer!

Edu, sensacional e ao mesmo tempo diabólico. Mas como posso prevenir toda essa informação de chegar no meu inconsciente?

 

Como Me Proteger
de Mensagens Subliminares?

shutterstock_79547737-1024x1024

Não é simples, mas é possível. E digo, sem o Hipnoser (clique aqui para conhecer), limpar a sua mente das milhares de mensagens subliminares é praticamente impossível.

Você pode buscar fontes alternativas na Yoga, na hipnose, mas não vai ser uma limpeza tão profunda, claro, dependendo da execução do exercício. Para se proteger você precisará de uma mudança de dentro para fora. Uma mudança para que possa limpar a sua mente quando e onde quiser.  

Uma forma que você pode limpar sua mente é utilizando a indução por respiração (clique aqui para ler a matéria), utilizar padrões hipnóticos para dissociar a mente e aprofundar o transe, e ao sugestionar-se usar frases como:

  • Eu sou merecedor de clareza, ter uma mente limpa de rótulos e propagandas, alcançar seu sucesso por não ser influenciável por mensagens ocultas, o meu sucesso é claro como preto no branco;
  • Minha mente limpa é muito valiosa;
  • Sempre estou aberto para ser o melhor de mim sem que mensagens ocultas me influenciem;
  • Eu aprendo a ser claro com os meus erros;
  • Eu me aceito e gosto da clareza mental que tenho;
  • Eu vivo intensamente o presente, tudo o que minha mente inconscinte absorve será usado para o meu próprio bem;
  • Sou perfeito do jeito que sou e qualquer mensagem oculta que esteja armazenada no meu inconsciente somente servirá para meu próprio bem;
  • Eu assumo a responsabilidade pelos meus pensamentos, sentimentos e por toda a minha vida. Nada que é oculto inconscientemente poderá me induzir a erro, porque eu sei que estar com a mente limpa e clara anula totalmente todas as chances;
  • Eu possuo todos os requisitos para ser feliz e confiante, pois minha mente é clara como a luz solar;
  • Tudo que é oculto em minha mente agora está ficando claro, como o sol;
  • Todo o sol está iluminando e derretendo o que é oculto e prejudicial inconscientemente para mim, derretendo totalmente;

Isso pode ser com o tempo uma prática constante em que pode sempre repetir as mesmas frases ou criar outras ao seu gosto. Você pode visualizar todas essas imagens e levar o tempo que quiser para realizar o exercício.

Bem, isso pode ser também um pouco monótono, ou se você não sabe entrar em auto-hipnose sozinho pode também ser difícil de realizar.

Talvez você entenda agora como esse aplicativo, criado por um brasileiro, é tão importante para a nossa saúde mental.

Hipnoser 3.0

[metaslider id=6504]


Aqui é a grande genialidade e sacada do
Hipnoser. O aplicativo conta com uma super emissão de mensagens subliminares, isto na sua categoria: “Controle da Mental” (vide imagem abaixo), especificamente no projeto “Esvaziando a Mente“. Lá você poderá relaxar em auto-hipnose e após assistir um vídeo repleto de mensagens subliminares escolhidas a dedo, dentro da sua Declaração de Propósito, para limpar quando quiser a sua mente consciente e inconsciente, assim diminuindo a influência de mensagens subliminares de propagandas, filmes, outdoors, músicas e etc., consequentemente desativando âncoras e gatilhos subliminares que mudam seus comportamentos inconscientemente, assim retomando o controle da sua mente.

 

Controle Mental


Fantástico não é? Em pensar que tudo isso está em português, ao nosso alcance sendo um investimento para vida inteira!

Bem, é isso…

Espero que você tenha entendido como nós somos afetados diariamente por mensagens subliminares advindas dos meios de comunicação (mídia), e que uma série de doenças psicológicas (falta de auto-estima, depressão, fobias, etc…)  que enfrentamos podem advir de valores culturais impostos por essas mensagens subliminares, inclusive gerando doenças psicossomáticas pela falta de validação social, problemas emocionais internos e etc.

O Hipnoser então se mostra a nossa única saída para mantermos o controle efetivo da nossa mente (conheça mais o aplicativo clicando aqui)…

E você?

Sua mente anda sendo controlada já faz quanto tempo?

Vale a reflexão…

Um grande abraço…

Eduardo-Vaz3

 

Eduardo Vaz

Eduardo Vaz

Bacharel em Direito, Conciliador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Hipnólogo formado por Olimar Tesser, Practitioner de Hipnose, Estudioso da Área Linguagem Corporal, Microexpressões Faciais, Leitura Fria, Mentalismo, Vidência, Membro da IFGE (The International Foundation for Gender Education), Empreendedor Digital na Área de Marketing Digital e Relações Humanas, Administrador e Colaborador do Site Body Language Brazil.

Comente

Gostou? Deixe Um Comentário! Você pode ser o primeiro a comentar nesse post!

Deixe seu comentário

Seus dados estão seguros! Seu e-mail não aparecerá publicamente. Em hipótese nenhuma compartilharemos ele com terceiros. Preencha os campos marcados com *