7 Dicas TESTADAS Para Ler Mais Rápido, Com Mais Foco, Concentração e Compreensão
Eduardo Vaz (92 artigos)
Compartilhar

7 Dicas TESTADAS Para Ler Mais Rápido, Com Mais Foco, Concentração e Compreensão

Essa publicação não é só para aquelas pessoas que querem ler muitos livros, nem mesmo só para aqueles que querem aprender a ler mais rápido e com compreensão. Essa publicação é para mudar vidas, soltar uma faísca e lhe oferecer a oportunidade fantástica de se apaixonar pela leitura.

Imagino que você não tenha a audácia de perguntar: mas por que eu preciso ler mais rápido? Simplesmente porque ninguém quer ficar lendo devagar, sem sair do lugar, ou então perder a atenção facilmente, ou ficar com sono. Se você pudesse ter essa chance de aprender a ler mais rápido e de forma com que pudesse compreender, você agarraria?

Se você disse não, o que eu acho impossível, provavelmente é ou porque você lê devagar e não gosta de ler, tem preguiça ou vê mais diversão em assistir televisão, escutar música, tomar cerveja e festar. Mas não se preocupe, eu conheço pessoas que também gostam de fazer isso e amam ler! Você se pergunta como isso é possível?

É porque essas pessoas que eu conheço aprenderam a ler de uma forma que você não aprende na escola.

Como você aprendeu a ler na escola?

Separando as sílabas? Juntando as palavras até formar uma frase, não? Tente se lembrar, puxe até sua memória quando você estava aprendendo as palavras eram ou monossilábicas (lua e sol) ou separadas por sílabas:

Ca-sa

Bo-lo

Sa-la

Muito bem. Você pode perceber que deste modo, que assim como eu, talvez tenha aprendido desta forma. Muito bem, sucesso para a gente, afinal tivemos uma alfabetização eficiente. Mas e agora, passados 10, 20, 30, 40 anos da nossa alfabetização, devemos continuar lendo assim?

Na verdade, esse resquício da alfabetização não é tão produtivo quando o objetivo é ler mais rápido e aumentar a compreensão, isto, por dois motivos principais:

1) Você associa a imagem da palavra com o som da palavra.

2) Você acaba lendo sempre silabicamente, sílaba por sílaba, enquanto poderia ler palavra por palavra e até frase por frase.

Então o certo seria fazer como?

Vamos por partes…

 

PRIMEIRO PONTO PARA LER MAIS RÁPIDO:

Você consegue se lembrar de que quando você era criança você sempre tendia a ler em voz alta? – talvez você não se lembre, mas eu me lembro! Especialmente porque quando eu lia em voz alta sempre alguém dizia: Ótimo, você está lendo. Mas leia em voz baixa!

Em outras palavras, sempre eu acabava lendo falando. Ler estava totalmente associado com o som. Então, após entender como aplicar a leitura dinâmica de modo eficiente com um curso que eu fiz com um cara fera (clique aqui para ver o curso), eu entendi e fui reduzindo essa associação falando com voz baixa e, consequentemente, aumentando o número de coisas lidas por não ter que vocalizar cada palavra, até não ter mas a voz que acompanhava as minhas leituras e, tão somente, a compreensão das palavras lidas.

Pense comigo: a não ser que você seja um locutor de futebol em uma rádio, é provável que você não fale e pense com tanta velocidade. Assim, o tempo de leitura que você possui, lendo com a “voz”, vai estar totalmente vinculado com o seu tempo de fala e pensamento. Isso prejudica e muito a leitura dinâmica, pois mesmo que você acelere muito, você ainda terá um limite que será destruído se conseguir desvincular totalmente o som da imagem da palavra.

Pois é… você foi condicionado a ler desta forma e acredite, assim como eu, e mais toda a população brasileira, isso se tornou um vício capaz de dar sono ao abrir um caderno, sentir preguiça mental só de pensar em abrir um livro, ou talvez ler um texto longo, um pouco mais técnico.

 

SEGUNDO PONTO PARA LER MAIS RÁPIDO:

O segundo ponto é importante. Digo porque se nosso propósito é ler mais rápido e com compreensão, devemos entender que nosso campo de visão é muito maior do que uma única sílaba em uma palavra. Isto quer dizer que você pode ler de uma só vez as seguintes palavras:

Céu

Árvore

Pensamento

Independentemente

Inconstitucionalissimamente

Entendeu o que eu quis dizer? Você não precisa ler palavras, você pode ler em blocos. Na nossa forma de aprendizagem aprendemos a ler por sílabas. Por isso fomos condicionados a ler “céu” de uma só vez. Entretanto, temos que dividir as outras palavras: Ár-vo-re… Depois: Pen-sa-men-to… Depois: In-de-pen-den-te-men-te… Depois: In-cons-ti-tu-cio-na-lis-si-ma-men-te.

Agora é óbvio que nós conseguimos ler de uma só vez todas estas palavras, vamos ler mais rápido, certo? Separei 7 dicas do que eu aprendi no curso de Leitura Dinâmica (clique aqui para ver) do Recordista Brasileiro de Memória sobre como ler mais rápido… vamos conhecer? 

[newsletter_signup_form id=0]

 

 

DICA 1: PARE AGORA DE VOCALIZAR AS PALAVRAS ESCRITAS

Como conversamos acima, pelos nossos antecedentes históricos da alfabetização tendemos a vocalizar tudo o que lemos.

 

CASA

 

Viu? Não veio uma voz na sua mente dizendo casa. Pois então..

A dica nº 1 para ler mais rápido é parar de ouvir o som das palavras. Acredite: assim como eu aprendi no curso do recordista brasileiro de memória (clique aqui para conhecer), parar de escutar o som do que lê demanda um pouco de treino e repetição, mas é totalmente possível.

Portanto, se notar que está ouvindo o som das palavras, force-se a parar e pare sempre que notar que o padrão está se repetindo.

 

DICA 2:  PARA LER MAIS RÁPIDO VOCÊ DEVE LER EM GRUPOS

12

Leia sempre mais de uma parte. O que quero dizer com isso?

Bem, se você lê sílaba por sílaba, procure ler uma palavra. Se você lê palavra por palavra, procure ler um grupo de palavras.

Tenha certeza que ao ler um grupo de palavras, principalmente, você vai aumentar seu campo de visão. Com um pouco de treino estará lendo pequenos trechos e aumentará sua potência, e se continuar assim poderá bater o olho e ler mais rápido grandes trechos.

Se você deseja conhecer exercícios que além de aumentar o campo de visão, aumenta também o foco e a compreensão, você precisará investir em um curso descente de leitura dinâmica, com alguém que sabe muito sobre leitura e memorização.

Quando eu descobri esse curso do recordista brasileiro (clique aqui para conhecer) eu fiquei meio em dúvida por causa do preço e se realmente traria resultado que esperava.

Mas na verdade investir em conhecimento nunca é gasto, além do que a ideia de aprender a ler mais rápido, com foco, concentração e compreensão sempre foi fantástica para mim. Então eu investi e paguei pra ver como era e se os resultados realmente seriam satisfatórios. Adivinha o que aconteceu?

Depois 2 meses devorando livros de linguagem corporal, hipnose e pnl, resolvi estudar para uma prova de Conciliador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná… Praticamente estudei UMA SEMANA antes da prova e, pasmem, passei! Mas isso só foi possível porque eu havia dominado a técnica para ler com foco e compreensão, naquele dia que estudei eu li tudo sobre legislação, teoria e prática… e meu amigo… se eu consigo, tenha certeza absoluta que você também consegue!

Costumo dizer que você consegue porque este curso não é fórmula mágica igual outros prometem por aí, nem bruxaria ou magia negra, é um MÉTODO desenvolvido (por uma mente brasileira) que você pode aprender a ler com materiais que precisa estudar ou livros que sempre quis ler.

 

DICA 3: SE QUER LER MAIS RÁPIDO PARE
IMEDIATAMENTE COM A LEITURA REPETITIVA

16

Quanto tempo você gasta lendo trechos que acredita não ter entendido? Curiosamente, antes de aprender a ler mais rápido com um método de leitura real, eu passava grande parte do tempo relendo as páginas lidas…

Nossa tendência (um pouco dispersa) é ir lendo, lendo, mas na maioria das vezes acabamos voltando para ver se lemos mesmo, seja como hábito ou erro, pode ser até falta de atenção. Se você faz isso saiba que você não está lendo com FOCO e COMPREENSÃO… Enfim, o motivo para esse movimento de direção contrária é ALTAMENTE PREJUDICIAL para a COMPREENSÃO e VELOCIDADE DA LEITURA. Seria como se déssemos um passo para frente e outro para trás, anulando o que estávamos andando. A Leitura deve fluir, e não pode ser entediante, nem incompreensível, pois senão desanima e ficamos empacados e com sono, ainda mais se for um texto técnico…

Tenha certeza que se você parar de voltar as páginas sua velocidade de leitura aumentará significativamente. Renato Alves, o recordista brasileiro de memória, em seu curso que comentei anteriormente, passa uma dica para parar com esse hábito.

Basta tão somente repousar um papel acima do texto que você vai lendo, de forma a tampar a visão do texto que você leu. Isto fará com que você pare, na marra, de voltar os olhos para o que já passou…

 

4 DICA: NÃO SUBLINHE O TEXTO INTEIRO

A maioria das pessoas são verdadeiros artistas, pintores abstratos quando estão com um marca-texto nas mãos.

No curso do Renato Alves também aprendi que ao ler um texto, principalmente quando precisamos estudá-lo, você deve grifar apenas a ideia principal do autor. O melhor é que ele ensina isso de forma totalmente didática e fácil de entender.

Então não fique perdendo tempo em grifar parágrafos ou páginas, isso é inútil e vai contra o que queremos, que é ler com mais rapidez, concentração e compreensão.

[newsletter_signup_form id=0]

 

 

5ª DICA: VOCABULÁRIO É FUNDAMENTAL PARA LER MAIS RÁPIDO

Ao passo que você não deve voltar para reler o que já foi lido, você deve parar para pesquisar alguma palavra que não conheça.

No curso do recordista de memória ele deixou bem claro que devemos anotar ou procurar na hora o significado de uma palavras que não entendemos. Isto, porque a leitura irá fluir muito mais se você entender o termo dentro de determinado contexto que ele está sendo utilizado.

Então, ao ler um texto com alguma palavra que você não conheça, procure imediatamente esclarecer qualquer dúvida relacionada aos termos, ou seja, às palavras que não entender. A compreensão do texto que está lendo será muito mais eficiente, e também evitará que pensamentos como: “Mas o que é (tal palavra)?”… de forma a aumentar também sua concentração.

 

6ª DICA: NÃO PULE ÍNDICE, SUMÁRIO, NEM A INTRODUÇÃO

Eu lembro que antes de aprender a leitura dinâmica com o método do Recordista Brasileiro de Memória, eu SEMPRE pulava essas partes, ia para o primeiro capítulo direto…

Mas isso é uma grande bobagem!

Na verdade, essas 3 partes dos livros são de grande importância, tanto para quem lê uma história, como para quem lê livros técnicos.

Eu só consegui passar para conciliador, estudando um dia antes, porque eu dominei muito bem esse ponto. Na verdade seria uma loucura querer ler, por exemplo, 10 livros de uma só vez em um dia (na véspera do teste seletivo).

O que eu fiz? Fiz o que o Renato Alves me ensinou no seu curso. Separei as temáticas mais importantes, mais possíveis de caírem na prova, e só consegui fazer isso porque os ÍNDICES dos livros que estudei me deram as informações exatas do que eu realmente precisava, selecionei-as e apliquei a técnica.

 

7ª DICA: EXPLIQUE PARA SI MESMO O QUE LEU

Bem, essa dica é também para a memória, pois você passará a associar de forma muito mais fácil, com foco e compreensão, se explicar para você mesmo o que leu.

Após realizar a leitura dinâmica de um texto, para aumentar o grau de compreensão, você deve explicar para si mesmo o que acabou de ler, seja mentalmente ou escrevendo.

Fazendo isso você evitará de ter que ler um capítulo inteiro novamente para entender. Você poderá apenas consultar as suas anotações.

Além disso, ao explicar para si mesmo o que entendeu, você estará memorizando os pontos chaves de determinado texto e, assim, aumentará significativamente a memorização das informações principais.

Renato diz em seu curso que essa auto-explicação para si da matéria é muito importante, porque você terá inclusive uma ideia mais fixa do contexto do texto que está lendo – e isso é um grande diferencial para quem quer ler rápido, com foco e compreensão.

 

CONCLUSÃO

Não é possível lermos apenas os livros que temos vontade, pois muitas vezes temos que ler textos da escola ou faculdade. Mas existe uma dica final que gostaria que você tivesse em mente…

No curso do Renato Alves (clique aqui para conhecer) eu aprendi que devemos treinar dar uma olhada geral no material antes de começarmos a efetivamente ler, isto para vermos a estrutura que o autor criou. E isto é fácil de fazer… basta ver o índice para ter uma ideia do que cada capítulo trata.

Agora, imagine se você pudesse aprender com o Recordista Brasileiro de Memória como ler 6 VEZES mais rápido? Se você está em dúvida sobre a realidade do curso que tanto cito, quero lhe dizer especificamente qual problema da minha vida ele resolveu, para que você leia e perceba se você também tem esses problemas, são eles:

Primeiro: Eu não tinha tempo para ler os livros que eu gostava, mesmo achando interessante era uma tarefa muito difícil eu sentar e ler 100, 200, 300 páginas. Com o curso do Renato Alves eu coloquei minha leitura em dia e além disso, aumentei o meu espaço conceptual.

Segundo: Eu achava que era necessário exercícios mirabolantes para aprender a ler mais rápido. Eu não sabia o real poder de um MÉTODO para estudar com rapidez, foco e compreensão. No curso do Renato aprendi muito com o método, que utiliza de exercícios simples e práticos que você aprender a ler com mais compreensão. IMPORTANTE: VOCÊ TREINA COM LIVROS QUE PRECISA LER. Com isso você ganha tempo enquanto se qualifica.

Terceiro: Normalmente eu lia, lia, lia, mas se me perguntasse algo específico eu CUSTAVA PARA LEMBRAR, é como se desse um BRANCO e aquela informação específica estivesse saído de férias por tempo indeterminado. No curso do Leitura Dinâmica do Renato Alves eu aprendi a ler, compreender e memorizar o que havia lido. Eu apliquei as técnicas de estudo e memorização e vi o resultado. Como eu disse anteriormente, eu soube como extrair do edital o que eu realmente precisava para ser aprovado no teste para Conciliador que fiz – e havia aprendido isso com a melhor mente do Brasil em memorização, o que certamente foi um diferencial na hora da aprovação.

Bem, essas foram dicas simples de como a minha leitura aumentou de velocidade e concentração após aprender o método do Renato, o Recordista, tudo isso sem deixar de compreender o que estava escrito, bem como com muito mais concentração do que antes (quando minha mente não estava preparada). Acho que devemos compartilhar a informação quando ela é importante para o desenvolvimento de pessoas que realmente querem se aperfeiçoarem e serem melhores.

Então CRIE O HÁBITO DE LEITURA, LEIA MUITO!

[newsletter_signup_form id=0]

 

Você só tem a ganhar…

Aprenda as melhores técnicas do brasil para ler mais rápido com foco e compreensão – clique aqui..

Um grande abraço!

Eduardo Vaz

Eduardo Vaz

Bacharel em Direito, Conciliador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Hipnólogo formado por Olimar Tesser, Practitioner de Hipnose, Estudioso da Área Linguagem Corporal, Microexpressões Faciais, Leitura Fria, Mentalismo, Vidência, Membro da IFGE (The International Foundation for Gender Education), Empreendedor Digital na Área de Marketing Digital e Relações Humanas, Administrador e Colaborador do Site Body Language Brazil.

Comente

Gostou? Deixe Um Comentário! Você pode ser o primeiro a comentar nesse post!

Deixe seu comentário

Seus dados estão seguros! Seu e-mail não aparecerá publicamente. Em hipótese nenhuma compartilharemos ele com terceiros. Preencha os campos marcados com *