7 Apertos de Mãos Que Você NUNCA Deve Usar

7








­­­
EU QUERO!

Opa, Edu Vaz aqui e hoje quero trazer um artigo de Linguagem Corporal para começar o ano! Este artigo que está prestes a ler é sobre: “Os 7 Piores Apertos de Mãos“, classificando-os com seu Índice de Credibilidade de 0 a 10 e ilustrando com alguns vídeos e imagens como funcionam tais apertos.

Veja também outros artigos de Hipnose e PNL:
• PADRÕES HIPNÓTICOS: SAIBA EXATAMENTE COMO CRIAR FRASES QUE HIPNOTIZAM QUALQUER PESSOA | por Edu Vaz

• LADO NEGRO DA HIPNOSE – INFLUENCIE AS PESSOAS COM COMANDOS OCULTOS | por Edu Vaz

APRENDA A PROVOCAR O TRANSE HIPNÓTICO DURANTE UMA CONVERSA | por Edu Vaz

1. O “peixe morto”

Índice de Credibilidade 1/10

Linguagem Corporal | Aperto de Mão Peixe Morto

Poucos cumprimentos são tão desagradáveis quanto o “peixe-morto”, particularmente quando a mão apertada é fria e pegajosa. A sensação de frouxidão transmitida pelo peixe morto o torna universalmente impopular. Em nossa cultura, a maioria das pessoas o associa a fraqueza de caráter, principalmente devido à facilidade com que a sua palma a mão pode ser virada para cima.

As palmas das mãos têm mais glândulas sudoríparas do que qualquer outra parte do corpo, razão pela qual uma em cada vinte pessoas sua nas mãos.

Surpreendentemente, muitas pessoas que dão o aperto “peixe-morto” não têm consciência disso, de maneira que, para evitar qualquer risco, é interessante você pedir aos seus amigos que lhe falem do seu estilo de aperto de mão.

2. O “torno”

Índice de Credibilidade 4/10

Este estilo, preferido dos homens de negócios, revela o desejo de dominar e assumir de imediato o controle da relação ou colocar sutilmente o interlocutor em posição inferior. O iniciador estende o braço com a mão espalmada para o chão e dá um forte puxão para baixo, seguido de dois ou três vigorosos solavancos de retorno, com uma pegada capaz de fazer o sangue parar de fluir para a mão do recebedor. Este tipo de cumprimento às vezes é usado por pessoas que se sentem fracas e temem ser dominadas.

Confira no vídeo acima o aperto de mão feito por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, no presidente da França Emmanuel Macron, e como o seu cumprimento “TORNO” foi recebido. Virou quase um ataque físico, com uma linguagem corporal agressiva.

3. O “quebra-ossos”

Índice de Credibilidade 0/10

Primo em segundo grau do “torno”, o “quebra-ossos” é o mais temido de todos os apertos de mão, porque deixa uma lembrança desagradável na mente e nos dedos de quem recebe e só agrada mesmo a quem dá, além da Linguagem Corporal de quem recebe ser de uma dor tão sincera a beira de ficar constrangido, como pode ver no troco dado por Emmanuel Macron em Donald Trump.

O “quebra-ossos” é uma marca registrada de uma personalidade abertamente agressiva que, sem aviso, tenta desmoralizar seu interlocutor, triturando os seus dedos para assumir a vantagem inicial na relação. Se você é mulher, evite usar anéis na mão direita em encontros de negócios, porque o “quebra-ossos” pode lhe arrancar sangue e levá-la a iniciar suas negociações comerciais em estado de choque.

Infelizmente não existem formas eficazes de se contrapor ao “quebra-ossos” de um desconhecido. Se você acha que alguém aplicou deliberadamente, pode chamar a atenção dizendo com suavidade e firmeza: “Ei! Você machucou a minha mão. Para que apertar com tanta força?” Se for um conhecido, advirta-o antes de estender a mão.

4. O aperto com as pontas dos dedos

Índice de credibilidade: 2/10

Linguagem Corporal | Aperto de Mãos com as Pontas dos Dedos

Ocorrência comum em cumprimentos homem-mulher, o aperto com as pontas dos dedos transmite a impressão de que quem o dá quer manter o outro à distância. Pode exprimir também um sentimento de inferioridade de quem inicia o cumprimento.

Se isto acontecer com você, pegue na mão direita da outra pessoa com a sua mão esquerda, coloque-a corretamente na sua mão direita e diga com um sorriso: “Vamos tentar outra vez!” Ou não diga nada e apenas sorria, olhando o outro nos olhos. Isso eleva sua credibilidade junto à outra pessoa porque você está lhe transmitindo que a considera importante o suficiente para fazer questão de dar um aperto de mão correto.

5. O cumprimento com o braço esticado

Índice de credibilidade: 3/10

Linguagem Corporal | Artigo Aperto de Mãos

Tal como o aperto de mão com a palma voltada para baixo, o cumprimento com o braço esticado tende a ser usado por tipos agressivos. Sua principal finalidade é manter a outra pessoa à distância e fora do espaço pessoal de quem toma iniciativa.

6. O “arranca-soquete”

Índice de credibilidade: 3/10

Escolha popular entre adeptos dos jogos de poder, o “arranca-soquete” é causa frequente de olhos marejados e, em casos extremos de rupturas de ligamentos.

Quem inicia o cumprimento agarra à força a mão espalmada de quem recebe ao mesmo tempo em que aplica um forte puxão para trás na tentativa de arrastá-lo para perto de si, desequilibrando-o. O resultado mais provável é que o relacionamento pode começar com o pé esquerdo.

Veja Donald Trump em sua performance no melhor estilo do aperto de mãos arranca-soquete (se o vídeo acima não funcionar, clique aqui para vê-lo de outra forma).

Puxar o recebedor para dentro do seu território pode significar para o iniciador uma de duas coisas: Primeira, ele é um tipo inseguro que só se sente bem do seu próprio espaço pessoal; segundo, ele quer controlar o interlocutor, desequilibrando-o. Em qualquer dos dois casos, o iniciador quer ditar os termos do encontro.

7. A alavanca de bomba

Índice de credibilidade: 4/10

O bombeador pega na mão do bombeado e começa a sacudi-la em rápidos movimentos verticais. Embora em geral sejam aceitáveis ate sete subidas e descidas, alguns bombadores continuam o movimento incontrolavelmente como se estivessem querendo tirar água do recebedor. Às vezes ele até pára de bombear mas continua a segurar a mão do outro como se quisesse impedi-lo de escapar. O mais interessante é que poucas pessoas tentam retirar a mão; o ato de estar fisicamente conectadas parece dificultar-lhes a decisão de retirada.

Dê uma olhada nesse vídeo acima, mas perceba como a primeira-dama da Polônia bombeia a mão da primeira-dama norte americana, dando mais de sete sacudidas no braço da mesma.

Resumindo TAL LINGUAGEM CORPORAL:

Muitas pessoas não tem a menor ideia de como se apresentar às outras pessoas nos primeiros encontros, apesar da maioria saber perfeitamente que os primeiros minutos de interação podem criar ou impedir um relacionamento.

Reserve um tempo para praticar os diversos estilos de aperto de mão com seus amigos e colegas, e você poderá rapidamente aprender como dar um aperto de mão positivo em qualquer circunstância.

Dê uma olhada nesse outro vídeo de Donald Trump cumprimentando de forma muito gentil os integrantes das forças armadas norte-americanas:

Manter a palma da mão na vertical com uma pressão equivalente à da outra pessoa é geralmente percebido como um aperto de mão 10/10.

Se você gostou desse artigo continue acompanhando nosso site! Se quiser aprofundar-se e realizar algum dos nossos cursos aproveite a promoção do Pacote Master: Hipnose Conversacional e Mentalismo, que está com 80% de DESCONTO, e aprenda muito mais sobre Linguagem Corporal, Hipnose e PNL!

Um feliz 2018.

Grande abraço!

SOBRE O AUTOR

Eduardo Vaz
Eduardo Vaz

Bacharel em Direito, Conciliador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Hipnólogo formado por Olimar Tesser, Practitioner de Hipnose, Estudioso da Área Linguagem Corporal, Microexpressões Faciais, Leitura Fria, Mentalismo, Vidência, Membro da IFGE (The International Foundation for Gender Education), Empreendedor Digital na Área de Marketing Digital e Relações Humanas, Administrador e Colaborador do Site Body Language Brazil.

Gostou do artigo? Ajude nossa comunidade e deixe sua opinião logo abaixo...

LISTA DOS TOP #5

É GRÁTIS!
Informe seu e-mail logo abaixo, junte-se aos mais de 17.216 leitores inteligentes e receba em primeira mão nossas atualizações sobre Linguagem Corporal, Hipnose e PNL!
100% Seguro e livre de SPAM








­­­
EU QUERO!








­­­
EU QUERO!
[Grátis] Os Segredos da Confusão Hipnótica
✓  O que é Confusão Hipnótica; ✓  Tipos de Confusão Hipnótica;  ✓ Exemplos Práticos da Técnica; 
LER O PDF
CURTIU O CONTEÚDO?
SEMPRE ATUALIZADO!
Informe seu e-mail logo abaixo, junte-se aos mais de 17.216 leitores inteligentes e receba em primeira mão nossas atualizações sobre Linguagem Corporal, Hipnose e PNL!
100% Seguro e livre de SPAM
É GRÁTIS!
Informe seu e-mail logo abaixo, junte-se aos mais de 17.216 leitores inteligentes e receba em primeira mão nossas atualizações sobre Linguagem Corporal, Hipnose e PNL!
100% Seguro e livre de SPAM
SEMPRE ATUALIZADO!
Informe seu e-mail logo abaixo, junte-se aos mais de 17.216 leitores inteligentes e receba em primeira mão nossas atualizações sobre Linguagem Corporal, Hipnose e PNL!
100% Seguro e livre de SPAM