
COMO ELOGIAR UMA PESSOA?
1. Os ELOGIOS EM GERAL
Se você tem dúvidas sobre Como Elogiar Uma Pessoa, saiba que dois grandes estudiosos das formas de como o ser humano se comunica, Allan e Bárbara Pease, relatam que por meio de pesquisas restou comprovado que, ao cumprimentarmos os outros, a tendência é de sermos vistos como solidários, compreensivos e atraentes. Portanto comece cumprimentando seu companheiro, os colegas de trabalho, funcionários, seu chefe, a pessoa que acabou de conhecer, os clientes, o carteiro, o jardineiro, seus filhos – todos!
Todas as pessoas têm algo a ser notado e elogiado, por mais insignificante que possa parecer.
1. O Cumprimento
O hábito de fazer as pessoas se sentirem especiais é tão raro atualmente.
Já percebeu quantas pessoas realmente fazem elogios sinceros? Eu disse SINCEROS!
Apesar dessa poderosa arma que identifica personalidade, valor, traços que o outro pode demonstrar achar importante, o que se observa na prática é que o elogio é muito pouco usado.
Um mundo novo e diferente se abrirá para você!
Muito bom dar uma pincelada nesse assunto de se sentir bem, mas você deve estar se perguntando: “- Tá, eu sei que elogiar é bom, mas como fazer isso!? É por isso que eu vim até aqui! É isso que está dito no tema! Por isso estou lendo!”
Calma baby, não se desespera.
A maneira mais usual de expressar admiração é fazer um elogio direto e positivo. Não digo isso dando generalidade ao que é elogiar, mas sim, necessariamente direto e positivo.
Em curto e bom tom! – Este tipo de elogio mostra à pessoa receptora, de forma clara, objetiva e espontânea o que você aprecia em seu comportamento (valores), sua aparência ou seus pertences.
EXEMPLOSComportamento: “Você é um bom professor.”;Aparência: “Ficou bonito o seu corte de cabelo.”;Pertences: “Gostei do seu jardim.”;
2. DAS FORMAS DE PERSUADIR UMA PESSOA
Quando se usa das duas técnicas a seguir, deve-se observar que depende do próprio comportamento daquele que emite a mensagem – para que ela seja recebida com atenção, bem como do estado mental que o receptor se encontra, de atenção plena, razões próprias ou induzidas.
Isso quer dizer que realizar elogios sinceros se pressupõe a atenção dos participantes da conversa.
1. Dizer o nome da pessoa
Para despertar atenção, a melhor forma é a de chamar alguém pelo nome.
Pronunciar o nome da pessoa desperta um grande interesse na conversa e faz com que o receptor da mensagem preste atenção a qualquer declaração que você faça a seguir que o chama.
Para advogados isso é muito útil. Sempre que precisar defender um argumento revelante, comece mencionando o nome do receptor da mensagem, pois aumentará significativamente o nível de atenção dele, assim reterá na memória o assunto que você abordou.
É um recado do BodyLanguageBrazil.com para as mães que têm filhos que apresentam traços de Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) ou Hiperatividade (TDH): ao chamar o nome da criança, corta-se o padrão de pensamentos que ela possui, assim, pode-se exercer influência em valores, porque você sendo mãe e a criança reconhecendo a condição, ela sente que a conversa pode ser importante por estar sendo chamado o seu respectivo nome, assim, dará mais atenção.
A partir da atenção, no caso do uso da técnica de despertá-la pelo uso do nome, passa-se a persuadir o receptor da mensagem, quando possível ainda, aplicando num segundo momento mais avançado, as técnicas de PNL (Programação Neurolinguística) e HIPNOSE, isto a fim de despertar a percepção nos 5 canais de comunicação humanos.
2. A técnica “de que/por que”
O poder do elogio depende da sinceridade, como dito.
Simplesmente citar alguma coisa de que gostamos em uma pessoa pode soar como bajulação e não dá resultado.
Diga ao receptor do elogio porque gosta de algo nele.
Alan e Barbara Pease trazem exemplos:
Comportamento: “Pedro, você é um bom professor porque dá atenção pessoal a cada um”;
Aparência: “Ficou bonito o seu corte de cabelo, Sandra, porque realça seus olhos.”;
Pertences: “Will, gostei do seu jardim porque ele se integra perfeitamente ao ambiente.”
Busque ficar longe de pessoas que fazem elogios falsos. Isto é bajulação e é fácil de detectar. Bajular é dizer ao outro exatamente o que ele pensa sobre si mesmo.
[ulp id=’BS3EwO4Sl2Pok3ug’]
3. ELOGIOS A TERCEIROS
LEIA TAMBÉM:
■ LINGUAGEM CORPORAL: TOCAR NO QUEIXO (GUIA COMPLETO)
■ SAIBA EXATAMENTE COMO CRIAR FRASES QUE HIPNOTIZAM QUALQUER PESSOA
■ 8 DICAS DE LEITURA FRIA DE LINGUAGEM CORPORAL
3. DOS ELOGIOS TRANSMITIDOS
São casos em que alguém menciona gostar do comportamento, da aparência ou dos pertences de uma outra pessoa, e você transmite o elogio pra ela.
Esse elogio é mais conhecido pelas mulheres, não tão usado pelos homens. Alan e Barbara Pease indicam:
Por exemplo:”Arthur, o Juan me contou que você é o melhor jogador do clube porque é praticamente invencível. Qual é o seu segredo?”
Assim, verifica-se que o receptor da mensagem transmite um elogio qual se trata de um valor, de algo a alguém, que uma outra pessoa havia lhe transmitido. Valor tal que fora recebido e utilizado como forma de abordagem, muito interessante!
A dica do BodyLanguageBrazil.com é a de que você adquira o hábito de elogiar o comportamento, a aparência ou os pertences de três pessoas diariamente.
Feito isso, provavelmente você observe que fazer elogios compensa mais do que receber!
É isso…
Um grande abraço…
LEIA TAMBÉM:
■ LINGUAGEM CORPORAL: TOCAR NO QUEIXO (GUIA COMPLETO)
■ SAIBA EXATAMENTE COMO CRIAR FRASES QUE HIPNOTIZAM QUALQUER PESSOA
■ 8 DICAS DE LEITURA FRIA DE LINGUAGEM CORPORAL
—
Fonte: Como Conquistar Pessoas – Allan & Barbara Pease
Keywords: Neurociência, neuropsicologia, psicologia, neurociências, neurociência cognitiva, neurologia, neurociência letters, neurology, neurofeedback, chemistry, PNL, neurolinguística, técnicas de PNL, programação neurolinguística, bodylanguagebrazil.com.
[epico_capture_sc id=”4451″]
Belo texto, Eduardo!
Obrigado! Nos visite com mais frequência.. 🙂