3 Dicas Para Você Fazer Elogios Sinceros

COMO ELOGIAR UMA PESSOA?

1. Os ELOGIOS EM GERAL

Se você tem dúvidas sobre Como Elogiar Uma Pessoa, saiba que dois grandes estudiosos das formas de como o ser humano se comunica, Allan e Bárbara Pease, relatam que por meio de pesquisas restou comprovado que, ao cumprimentarmos os outros, a tendência é de sermos vistos como solidários, compreensivos e atraentes. Portanto comece cumprimentando seu companheiro, os colegas de trabalho, funcionários, seu chefe, a pessoa que acabou de conhecer, os clientes, o carteiro, o jardineiro, seus filhos – todos!

Todas as pessoas têm algo a ser notado e elogiado, por mais insignificante que possa parecer. 

1. O Cumprimento

O cumprimento em si pode ser utilizado para se enganchar um elogio, ou um desprezo. 
No contexto do elogio, observa-se que o cumprimento efetivo é aquele que de fato demonstra as três palavras, juntas ou não: solidariedade, compreensibilidade e atração.  Não tenha dúvida que fazer elogios sinceros deixa a pessoa que os recebe sentindo-se especial. 

O hábito de fazer as pessoas se sentirem especiais é tão raro atualmente.

Já percebeu quantas pessoas realmente fazem elogios sinceros? Eu disse SINCEROS! 

Apesar dessa poderosa arma que identifica personalidade, valor, traços que o outro pode demonstrar achar importante, o que se observa na prática é que o elogio é muito pouco usado.

Um mundo novo e diferente se abrirá para você!

Muito bom dar uma pincelada nesse assunto de se sentir bem, mas você deve estar se perguntando: “- Tá, eu sei que elogiar é bom, mas como fazer isso!? É por isso que eu vim até aqui! É isso que está dito no tema! Por isso estou lendo!”

Calma baby, não se desespera.

A maneira mais usual de expressar admiração é fazer um elogio direto e positivo. Não digo isso dando generalidade ao que é elogiar, mas sim, necessariamente direto e positivo. 

Em curto e bom tom! – Este tipo de elogio mostra à pessoa receptora, de forma clara, objetiva e espontânea o que você aprecia em seu comportamento (valores), sua aparência ou seus pertences.

EXEMPLOS
Comportamento: “Você é um bom professor.”;
Aparência: “Ficou bonito o seu corte de cabelo.”;
Pertences: “Gostei do seu jardim.”;
Espero que isso não aconteça, mas pessoas sairão daqui depois de ler esse conteúdo achando que basta dizer: AH AMEI O SEU CABELO ME BEIJA, não que isso não possa funcionar, funciona dependendo do contexto, mas a questão é: SER VERDADEIRO CONSIGO.
 
Sim, ser verdadeiro! 

 

Não adianta olhar para o Valderrama e dizer: Meu, você é o cara mais lindo que eu já vi! – se realmente ele não for o cara mais lindo que você já viu.
 
Elogiar sinceramente é na maioria das vezes contextual. 
Se você não for muito de cumprimentar, nos primeiros cumprimentos você pode se sentir receoso, pode aparecer um certo bloqueio mental. Trata-se da chamada Ansiedade de Aproximação.
 
A Ansiedade de Aproximação, tema no BodyLanguageBrazil.com, surge quando entra-se em contato com uma situação nova, nunca vivida, capaz de travar o cérebro e fazer sentir-se de forma tímida, estranha, como se abrissem diversas janelas killers, termo que Augusto Cury usa em seu livro “O Código da Inteligência” para designar a ideia de quando você sabe o que é o correto, mas deixa de o fazer por circunstância ligada à preservação natural. 
 
Não repare, essa sensação acima descrita acerca da Ansiedade de Aproximação é falsa, logo passa, percebe-se que não é nenhum bicho de sete cabeças cumprimentar alguém, e logo entra-se numa zona de conforto maior, momento em que se torna habitual tal ato. Entretanto, deve-se considerar por ora que a Ansiedade de Aproximação é uma verdadeira armadilha mental.
 
Logo se torna um hábito cumprimentar com elogios, sendo que pessoas passam a até mesmo sentir falta de seu cumprimento, sentem sua falta em determinado horário, dias e etc. 
 
Cumprimentar com elogios sinceros demonstra mais do que um simples “oi”.
 
Elogios sinceros demonstram reconhecimento sobre algo que foi realizado, por exemplo no caso do comportamento, bem como acerca da aparência e pertences.

2. DAS FORMAS DE PERSUADIR UMA PESSOA

 

persuas

Dentre esses três tipos de elogio: COMPORTAMENTO, APARÊNCIA e PERTENCES, conforme Allan e Bárbara, em seu livro acima dito, restou comprovado que o de maior persuasão é o que diz respeito ao comportamento. 

Quando se usa das duas técnicas a seguir, deve-se observar que depende do próprio comportamento daquele que emite a mensagem – para que ela seja recebida com atenção, bem como do estado mental que o receptor se encontra, de atenção plena, razões próprias ou induzidas.

Isso quer dizer que realizar elogios sinceros se pressupõe a atenção dos participantes da conversa. 

1. Dizer o nome da pessoa

 

qual seu nome

Isso diz respeito a atenção induzida. 

Para despertar atenção, a melhor forma é a de chamar alguém pelo nome. 

Pronunciar o nome da pessoa desperta um grande interesse na conversa e faz com que o receptor da mensagem preste atenção a qualquer declaração que você faça a seguir que o chama.

Para advogados isso é muito útil. Sempre que precisar defender um argumento revelante, comece mencionando o nome do receptor da mensagem, pois aumentará significativamente o nível de atenção dele, assim reterá na memória o assunto que você abordou.

É um recado do BodyLanguageBrazil.com para as mães que têm filhos que apresentam traços de Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) ou Hiperatividade (TDH): ao chamar o nome da criança, corta-se o padrão de pensamentos que ela possui, assim, pode-se exercer influência em valores, porque você sendo mãe e a criança reconhecendo a condição, ela sente que a conversa pode ser importante por estar sendo chamado o seu respectivo nome, assim, dará mais atenção. 

A partir da atenção, no caso do uso da técnica de despertá-la pelo uso do nome, passa-se a persuadir o receptor da mensagem, quando possível ainda, aplicando num segundo momento mais avançado, as técnicas de PNL (Programação Neurolinguística) e HIPNOSE, isto a fim de despertar a percepção nos 5 canais de comunicação humanos.

 2. A técnica “de que/por que”

 

Quench-Your-Future-by-Living-in-the-Past

A maioria dos elogios não surtem efeito porque demonstra aquilo de que gostamos sem explicar porque gostamos. 

O poder do elogio depende da sinceridade, como dito.

Simplesmente citar alguma coisa de que gostamos em uma pessoa pode soar como bajulação e não dá resultado. 

Diga ao receptor do elogio porque gosta de algo nele.

Alan e Barbara Pease trazem exemplos:

Comportamento: “Pedro, você é um bom professor porque dá atenção pessoal a cada um”;

Aparência: “Ficou bonito o seu corte de cabelo, Sandra, porque realça seus olhos.”; 

Pertences: “Will, gostei do seu jardim porque ele se integra perfeitamente ao ambiente.”

Visto isto, busque se dirigir às pessoas tratando-as pelo nome, diga-lhes que gosta e por que razão, e elas lembrarão de você e do que lhes disser por um longo tempo. 

Busque ficar longe de pessoas que fazem elogios falsos. Isto é bajulação e é fácil de detectar. Bajular é dizer ao outro exatamente o que ele pensa sobre si mesmo.

[ulp id=’BS3EwO4Sl2Pok3ug’]

3. ELOGIOS A TERCEIROS

 

tchaucrianca

São elogios destinados a chegar ao conhecimento de outra pessoa além daquela com quem se fala. Para o elogio chegar a uma terceira pessoa, você deve fazê-lo de modo que um conhecido dela ouça. 
O BodyLanguageBrazil.com dá a dica: elogie a pessoa diante de um amigo dela ou de alguém sabidamente fofoqueiro, ou seja, que passará adiante o que você disser. Enaltecer alguém publicamente parece bem mais verossímil e gratificante do que fazê-lo em particular.

LEIA TAMBÉM:
LINGUAGEM CORPORAL: TOCAR NO QUEIXO (GUIA COMPLETO)
SAIBA EXATAMENTE COMO CRIAR FRASES QUE HIPNOTIZAM QUALQUER PESSOA
8 DICAS DE LEITURA FRIA DE LINGUAGEM CORPORAL

3. DOS ELOGIOS TRANSMITIDOS

 

sucesso

 

São casos em que alguém menciona gostar do comportamento, da aparência ou dos pertences de uma outra pessoa, e você transmite o elogio pra ela.

Esse elogio é mais conhecido pelas mulheres, não tão usado pelos homens. Alan e Barbara Pease indicam:

Por exemplo:”Arthur, o Juan me contou que você é o melhor jogador do clube porque é praticamente invencível. Qual é o seu segredo?”

Assim, verifica-se que o receptor da mensagem transmite um elogio qual se trata de um valor, de algo a alguém, que uma outra pessoa havia lhe transmitido. Valor tal que fora recebido e utilizado como forma de abordagem, muito interessante! 

A dica do BodyLanguageBrazil.com é a de que você adquira o hábito de elogiar o comportamento, a aparência ou os pertences de três pessoas diariamente.

Feito isso, provavelmente você observe que fazer elogios compensa mais do que receber!

É isso…

Um grande abraço…

LEIA TAMBÉM:
LINGUAGEM CORPORAL: TOCAR NO QUEIXO (GUIA COMPLETO)
SAIBA EXATAMENTE COMO CRIAR FRASES QUE HIPNOTIZAM QUALQUER PESSOA
8 DICAS DE LEITURA FRIA DE LINGUAGEM CORPORAL


Fonte: Como Conquistar Pessoas – Allan & Barbara Pease
Keywords:  Neurociência, neuropsicologia, psicologia, neurociências, neurociência cognitiva, neurologia, neurociência letters, neurology, neurofeedback, chemistry, PNL, neurolinguística, técnicas de PNL, programação neurolinguística, bodylanguagebrazil.com.

 

[epico_capture_sc id=”4451″]

 

Eduardo-Vaz3

2 Comentários