Linguagem Corporal: Tocar No Queixo (Guia Completo)

INTRODUÇÃO

Trato hoje de mais um dos itens abordados no livo “A Linguagem Secreta do Corpo“, elaborado pela Autora Anna Gualielmi, sobre Linguagem Corporal. Novamente, acerca da utilidade de conhecer a opinião da pessoa receptora da mensagem, quando se está falando ou vendendo alguma coisa. 

O intuito é conseguir perceber a emoção que cria o receptor a partir da mensagem enviada. A recepção poderá ser dada através, segundo o livro da já citada autora, sobre linguagem corporal, dos gestos de Mão contra a Face, Mão que sustenta a cabeça, Polegar sob o queixo e o que será apresentado abaixo, Tocar o queixo:

TOCAR O QUEIXO

fig14Esse gesto: “tocar o queixo” traduz uma linguagem corporal de que a nossa mente está avaliando alguma situação para chegar à decisão de alguma coisa.Indica uma avaliação diante do que lhe é emitido, de forma a indicar a tomada de algum posicionamento.

Anna Guglielmi em seu livro destaca quando propomos algo a alguém, primeiro ele nos escuta, analisando com interesse mais ou menos positivo o que estamos dizendo (matéria no Body Language Brazil sobre gestos: Mão contra a Face e Polegar sob o Queixo); depois, quando é solicitado a dar uma resposta e dizer o que pensa sobre determinado assunto, o gesto muda e a mão passa ao queixo.

Sobre essa linguagem do corpo, a autora Anna Guglielmi afirma que enquanto a pessoa manter a posição “tocar o queixo”, é melhor não interromper o fluxo dos pensamentos e esperar o gesto sucessivo, que pode ser revelador da decisão que está para comunicar.

A linguagem corporal após o ato de tocar o queixo pode ser positiva (caso haja inclinação para frente) e negativa (caso em que se retrai para trás da cadeira e cruza os braços – pronto para dizer um não).

DICA

A autora ainda dá a dica de que, caso após a linguagem corporal tocar o queixo acompanhada de inclinação para trás, aquele que está para receber a resposta deve buscar uma mudança de emoção daquele que propaga a mensagem negativa que está por vir, de modo a buscar quebrar tal padrão de emoção do emissor (negativo), seja mudando de lugar, de posição, sentando-se. Isto, no intuito de não deixar ser propagada a mensagem negativa que pode ter caráter prejudicial.A linguagem corporal de tocar o queixo, demonstrada na figura acima, portanto, indica que a mente está avaliando uma certa situação, isto para se chegar a uma conclusão.

 

[ulp id=’lub9tLKatpUBIuAi’]

 


Fonte: A linguagem Secreta do Corpo – Anna Guglielmi
Keywords: linguagem corporal, livro linguagem corporal, linguagem do corpo, linguagem corporal femenina, linguagem corpora polegar tocar o queixo, A Linguagem Secreta do Corpo, Anna Gualielmi.

Eduardo-Vaz3