Vídeo Incrível Detecta Microexpressão Facial de Surpresa Genuína!

Fazendo uma pausa nos grupos sociais de gestos da Linguagem Corporal, algo muito interessante relacionado à surpresa.

Como a surpresa se manifesta em seu rosto? Como é a microexpressão facial de surpresa? Nessa rápida publicação, ao final, você terá subsídios para distinguir uma expressão facial de surpresa genuína ou forçada.

A microexpressão facial de surpresa, conforme Wanderson Castilho afirma em seu livro “Mentira – Um Rosto de Muitas Faces”, ocorre quando nosso cérebro não conseguiu distinguir uma situação.

 


Quer dizer, é como se fosse um botão de alerta qual o cérebro da pessoa pressiona a fim de que ela possa entender: “Atenção, preciso entender o que está havendo!”.

Algo muito importante sobre a surpresa é que ela será sempre breve. Isto foi dito também, além do Wanderson Castilho, por Paul Ekman, este que, ainda, afirma que não dura mais de três segundos tal emoção.

O exemplo dado por Castilho em seu livro é de uma pessoa que está andando na rua e de repente é abordada por um assaltante. A surpresa, também dita como susto, conforme o autor, dura somente o instante necessário para entendermos o que está acontecendo.

Logo, após o susto, assim que se percebe qual é a situação, é provável que tal pessoa apresente a expressão de medo.

Tal gesto de surpresa é possível verificar pelo vídeo logo abaixo, em que se observa o líder do Movimento pelos Direitos e pela Liberdade da Bulgária, Ahmed Dogan, que escapou de uma tentativa de assassinato na data de 19/01/2013.

O político, vinculado aos turcos no país, estava discursando no Palácio Nacional da Cultura em Sofia quando um jovem invadiu o palco e apontou a arma em sua cabeça. Em uma rápida movimentação, o atirador apertou o gatilho, mas a arma falhou. Os seguranças logo entraram em ação e detiveram o homem, identificado pelos jornais locais como Oktai Enimehmedov.

Confira abaixo o vídeo!


Bem, era isso…

Um grande abraço…

Fontes:
Mentira, Um Rosto de Muitas Faces – Wanderson Castilho
A Linguagem das Emoções – Paul Ekman
 Eduardo-Vaz3