Hacks Mentais #3 – Padrão Hipnótico da Antecipação

Como seria para você prender a atenção de uma pessoa a cada frase que você fala para ela? Você conhece o Padrão Hipnótico da Antecipação? Sem dúvida esse padrão pode mudar a forma com que você se comunica… Vamos conferir? Mas antes eu preciso que saiba de uma coisa

É muito importante que antes de ler essa publicação você veja o primeiro artigo desta série, pois lá explico de forma bem metodológica como funcionam nossos 3 Cérebros (pode clicar aqui para conferir), o que vai ajudar muito você a entender como aproveitar melhor esse padrão hipnótico (hack mental).

Abaixo confira a preciosidade do conteúdo!

HACKS MENTAIS – PADRÃO HIPNÓTICO DA ANTECIPAÇÃO

Para você entender sobre o padrão da antecipação vale informar o que uma psicóloga russa chamada Bluma Zeigamik descobriu em 1927. Ela chegou à conclusão que nós temos uma tendência a experimentar pensamentos intrusivos sempre que criamos um objetivo e ele é deixado incompleto.

EU EXPLICO…

[ulplocker id=”T6Gwa91HkEQ7Fnzm”]

O que quero dizer é que uma parte primitiva do cérebro chamada de sistema de ativação reticular envia um sinal para a mente consciente, mesmo que você já esteja fazendo outra tarefa, e avisa que uma atividade prévia foi deixada incompleta.

Você pode estar se perguntando: Mas como posso tirar vantagem disso?

Nós seres humanos temos em nossa natureza o propósito de completar nossos objetivos, quando isso não acontece por algum motivo, nós sentimos dissonância.

Podemos dizer que a mente lógica e racional não processa bem “informação incompleta” ou com lacuna.

Sempre que você deixa algo incompleto para o futuro você estimula o neocórtex a procurar por mais informação e deixa um processo aberto em espera.

EXEMPLO SIMPLES: Calma não frite os neurônios ainda. Você vai entender tudo em breve… Mas antes, deixa eu te contar sobre….

Ao iniciar uma história e inserir esse padrão da antecipação provavelmente até você dizer o que tem para dizer a pessoa vai ficar completamente atenta ao que está dizendo.

Então agora você já sabe…

Se você quer prender a atenção de alguém e fazer essa pessoa ficar 100% interessada em tudo o que estiver dizendo basta começar uma história e antes de terminar começar mais uma história… depois de umas 4 ou 5 interações dessas a pessoa está com as portas para o subsconsciente completamente abertas e fica mais fácil inserir suas sugestões e receber um sim para qualquer pedido que fizer.

Quer mais um exemplo? Vamos lá…

EXEMPLO SIMPLES: Eu quero contar para você a história do Jeep de quando eu estava lá no Ceará e eu decidi que queria andar de Jeep. Mas antes, deixa eu te contar quando cheguei no Hotel, sério eu não acreditei naquele paraíso, nunca tinha visto uma visão de nenhuma sacada de prédio igual aquela… era maravilhoso olhar daquela janela e aquele mar azul, aquelas ondas quebrando, o céu totalmente limpo, o ar fresco do mar batendo e entrando pelo nariz… Até quando eu decidi andar de Jeep… Antes da história de andar de Jeep lembro que quando entrei no restaurante eu nunca tinha visto nada igual…

Entendeu? Na verdade não existe história alguma do Jeep, mas eu poderia ficar usando esse gancho por umas 3,4,5 interações até você estar bem concentrado em tudo o que estava dizendo (escrevendo) e assim hackear a sua atenção.

APROFUNDAMENTO

O aprofundamento que recomendo nesse padrão hipnótico (hack mental) é você ter em mente que QUALQUER EXPECTATIVA AUMENTA A CURIOSIDADE E A ANSIEDADE DE FORMA POSITIVA.

Isto quer dizer que quanto mais você utilizar o hack mental explicado acima, gerando expectativa em cada gancho que fizer, mais aumenta a CURIOSIDADE e a ANSIEDADE de forma positiva – consequentemente a atenção da pessoa em você. Daí então dizemos que esse hack mental é capaz de prender a atenção de uma pessoa a cada frase que você fala para ela.

Sacou?

MAIS HACKS MENTAIS

Hacks Mentais – Como Invadir a Mente das Pessoas (A Verdadeira Programação do Cérebro)
Hacks Mentais #1 – Padrão Associação Dor/Prazer
Hacks Mentais #2 – Padrão Descrição Sensorial  
Hacks Mentais #3 – Padrão Hipnótico da Antecipação [Você está aqui]
Hacks Mentais #4 – Padrão Descrever o Processo 

E aí? Gostou?

Esperamos que sim!

Um forte abraço…

[/ulplocker]

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Nossa estou muito encantada com essas informações, Tem tudo á ver comigo, tenho algumas experiências de vida, acho que dá um Livro a Minha história, AMO muito TUDO isso !

    • É muito legal quando percebemos como esses estudos estão presentes na nossa voda de forma tão literal, impactante e nunca soubemos. Parabéns pela reflexão! Caso queira se aprimorar te convido a conhecer nossa loja, lá tem bastante coisa boa e que eventualmente pode se tornar uma habilidade social sua! Novamente, parabéns pela reflexão! Att.